Foto da Semana apresenta      

Foto da Semana 226
"Meu Rio querido"

ABRIR ESTE
EMAIL EM UM
NAVEGADOR

foto desta semana
Foto: Maarten Zeehandelaar

O maciço verde, imponente, nos constrange. É tão grande, imenso. Tantas espécies. Tantos aromas. Tantas vidas dentro e provindo dele. É uma muralha sensível que somente quem tem coragem de chegar mais perto pode aprender e compreender, admirando a sua complexidade.

Tenho aprendido a olhar dentro do maciço verde, podendo identificar espécies e enxergar a beleza delas. Isto não acontece de uma hora para outra. É preciso ter uma experiência que inicie este processo. Muitas vezes através de pessoas que plantem em nós uma semente, mesmo sem perceber. É importante observar que outras pessoas já passaram e deixaram uma base, um preparo de solo, para esta semente. É como se olhando para trás, tudo fizesse sentido.

Tanto as pessoas que gostam deste maciço quanto as que não gostam, podem plantar suas sementes. Não gosto de plantas - tenho ouvido muitas vezes pessoas dizerem. O dia a dia faz agitado da cidade faz isso: não percebamos de maneira apropriada a natureza que nos cerca e isto cria bloqueios, aversões.

Conheci recentemente duas pessoas que falaram sobre as plantas com tanto cuidado e carinho. Profissionais de paisagismo, com as quais tive a breve oportunidade de trabalhar, que permitiram este olhar de forma diferente. De forma tão breve e simples motivou o desejo de conhecer um pouco mais de perto este universo.

Foi tão agradável caminhar posteriormente e identificar na natureza espécies e ter a curiosidade de saber mais sobre outras e seus benefícios. Sentir-se dentro do maciço é uma experiência infinitamente melhor que apenas estar lá de passagem.

Foi surpreendente lembrar que minha mãe, que sempre gostou de plantas e que conhece muitas delas, mesmo sem se dar conta disso tudo já tinha plantado sementes em mim. Caminhar pelo jardim botânico e lembrar, ah! Essa minha mãe disse que tem este ou aquele benefício foi uma experiência muito sensorial e bonita.

Assim, compreendi que meu gosto pelas plantas estava ofuscado pelo dia a dia e que minha mãe já os vinha plantado, tendo sido despertado recentemente. Que todos possam compartilhar uma experiência assim.


Texto por: Gisely Germano


Até a próxima Foto da Semana!

externe link externe link externe link

Sobre os participantes da Foto da Semana


Foto
da Semana

img2

projecto
www.//fotodasemana

Maarten
Zeehandelaar

img2

fotógrafo
www.blueprintstudio.info

Peter-Jan
Vermeij

img3

autor
www.6575.nl

Wibo
Kosters

img4

autor
www.wibokosters.nl


Texto e fotografia –senão declarado o contrário–
Copyright © 2010-2014 Maarten Zeehandelaar.

#
#